PROFESSORES ATENTOS

ESTAMOS EM PLENA ERA DIGITAL E SEMPRE NOS FALTA ALGUMA INFORMAÇÃO. FOTOS, FATOS DO BRASIL E DO MUNDO SÃO DESPEJADOS A NOSSA FRENTE A TODO MOMENTO. PORÉM,... AQUILO QUE NOS É RELEVANTE, MUITAS VEZES PASSA DESPERCEBIDO. AQUELA INFORMAÇÃO QUE NOS FALTA, MUITAS VEZES NÃO CHEGA. E É ASSIM QUE CONTINUAMOS OS NOSSOS DIAS, CALADOS E ESQUECIDOS. SÓ NOS LEMBRAM DAS COBRANÇAS, DOS COMPROMISSOS E NA HORA DO VOTO É CLARO!!!...



ACREDITO QUE DEVEMOS NOS INFORMAR CADA VEZ MAIS, ASSIM SABEREMOS ARGUMENTAR E EXIGIR NOSSOS DIREITOS. PENSE NISSO!!!...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

2.ª REUNIÃO COM SECRETÁRIA RITA


APEOESP – SUB-SEDE INDAIATUBA
2.ª REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Sr.ª RITA TRANSFERETTI

Indaiatuba, 10 de Setembro de 2012

Prof.ª Maria Helena, Secretária Rita Transferetti, Roseana, Joice, Rosália, Marcos e Edgar 

É com satisfação que nós professores municipais nos reunimos com nossa Secretária Municipal de Educação, Sr.ª Rita Transferetti. Este momento é muito oportuno e nele poderemos dialogar sobre os rumos que a educação no município vem tomando.
Entendemos que este encontro deve ser de crescimento, debate de idéias  e melhoramento. Para tanto e para não alongarmos os diversos assuntos, optamos por elencá-los em uma pauta.

1.º) APLICAÇÃO DA LEI 11.738/08
(REDUÇÃO EM 1/3 DA JORNADA DE INTERAÇÃO COM O ALUNO)

Em nosso último encontro, debatemos e simulamos sobre esta questão e seus desdobramentos. Entendemos que a aplicação da redução da interação com o aluno, em 1/3 da jornada, deve acontecer, o mais breve possível e sem prejuízo para o professor.
Também acreditamos que a aplicação da lei 11.738/08, não deve acarretar ou sobrecarregar ainda mais os professores da rede municipal. O nosso dia-a-dia esta totalmente atrelado, as nossas atribuições e obrigações escolares. Acreditamos que este momento é do professor e nele desenvolveremos pesquisas, estudos, aprimoramentos, leituras e outras ações que consideramos necessárias.
Não passa pela cabeça do professor, o mau uso desse precioso momento. Não é de bom tom imaginar que nós,... professores extremamente engajados, desvinculemos este precioso tempo com outras ações.
Objetivamos a redução de jornada como um “ganho”, uma vitória de toda a classe e o reconhecimento de todos os segmentos sociais de nossa luta diária.
Décadas se passaram e poucos foram os avanços. E esta conquista não pode ser minimizada.
Também visualizamos os benefícios imediatos que esta lei nos trará. Com sua total aplicação, diminuirá o esgotamento físico, mental, interpessoal (entre professor e classe) e o nível de rendimento melhora.
Não há prejuízo para a rede, o professor estará, neste momento, aperfeiçoando as suas metodologias e revigorando sua didática, com estudos dentro de sua área de atuação.
Não há prejuízo para o município, ao implantar a redução, mais professores serão contratados e novas cabeças contribuirão para um ensino de qualidade.
Enfim, concluímos esta parte, solicitando da Sr.ª Secretária, um breve resumo de como está a aplicação da lei 11.738/08 na rede e quais são os passos e/ou entraves que ainda faltam para concretizar esta situação?...
Resp.: A SEME já esta dialogando com os professores a respeito.
Como ficarão as jornadas dos professores de 40, 30, 25, 20 e 10 horas?
Resp.: A SEME, esta aguardando a convocação/chamada dos professores desse 
último concurso. Existe uma lista com 48 professores para serem chamados. O maior entrave, segundo a SEME, é afalta de professor!...
As respectivas jornadas continuam iguais, o que modifica e a composição das mesmas, com 1/3  sem  contato com alunos.
 
- Como ficará a carga horária das professoras de pré, que atualmente é de 25 horas semanais?
Resp.: A SEME afirmou que oferecerá a opção de ampliação das atuais 25 horas para 30 horas. Sem prejuízo ao professor. Cabe ao professor aceitar ou não.
 
2.º) ACESSO A INTERNET PARA O PROFESSOR

Graças a insistência de nossos professores e a boa vontade dessa Secretaria que,  podemos contar com um ponto de internet em nossas escolas. Ainda assim, entendemos que é necessário melhorar o “acesso” a este benefício.
Na maioria das escolas, os professores não buscam ou não sabem deste ponto de internet livre. Em algumas, o computador neste ponto é antigo e muito lento.
Nas salas de professores, onde seria ideal a sua utilização, não há internet. Precisamos facilitar o “acesso ao acesso”!...
Sugerimos a implantação de um computador, com internet livre, em todas as salas de professores, em nossas unidades.
Em uma conversa que tivemos anteriormente, cogitamos a possibilidade de estender o ponto de internet livre até a sala dos professores.
Resp.: A SEME fará um levantamento sobre quantas e quais escolas possuem ponto de internet livre e buscará uma solução para a questão.

3.º) NOTE-BOOK PARA O PROFESSOR

Além do ponto fixo de internet livre,... já circula a informação dos computadores portáteis para o professor. Os benefícios dessa ação serão gigantescos. Fichas de rendimentos, planilhas, gráficos, relatórios e diários serão mais dinâmicos e precisos. O registro de tudo o que acontece poderá ser mais efetivo e minucioso.
- Gostaríamos de saber se os note-books, já virão com internet (roteador) ou não serão utilizados para pesquisa?
- Será doação, empréstimo, permuta ou consignação?
Resp.: Será em regime de comodato. O professor leva para casa, utiliza, mas sabe que o computador é da rede municipal.
- Se houver algum dano no equipamento, o que isso acarretará ao professor?
Resp.: A manutenção é garantida pela SEME, mas o mau uso será por conta do professor.
- Se o professor perder, o que acontecerá?
Resp.: Imediatamente e após desaparecimento do mesmo, o professor deverá fazer um boletim de ocorrência.

4.º) PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Em nossa primeira capacitação do “Palavra Cantada”, onde se reuniram os professores de Ed. Física, Ed. Artística e Filosofia. Surgiu uma dúvida!...
No intervalo, a professora Pismel comentou sobre a importância do registro no CREF/SP, para os professores de Ed. Física.
Houve uma série de questionamentos sobre esta ação. Muitos professores nos questionaram sobre a legalidade dessa cobrança. Portanto, concluímos que seria melhor perguntar diretamente para a Secretária.
- A SEME encaminhou algum recado rede sobre esta questão?
Resp.: A SEME não encaminhou nenhum recado em rede "oficial" sobre o tema. O que houve apenas, foi um recado informal da professora Pismel.
- A SEME entende que seja necessário o registro do CREF/SP, aos professores de Ed. Física?
Resp.: A SEME entende que o professor já apresentou os documentos necessários para o seu ingresso na rede municipal.
- Este registro passará a ser cobrado nos concursos públicos da rede municipal?
Resp.: A APEOESP apresentou um parecer do Governador Geraldo Alckimin que "desobriga o registro do CREF/SP para os professores em todo o Estado de São Paulo".
- De onde partiu a idéia do registro no CREF/SP, para o professor da rede municipal?
Resp.: Segundo a Secretária, esta orientação partiu do Sr. Panzetti (Secr. Mun. de esportes).
- Se o professor não optar pelo registro no CREF/SP, sofrerá algum prejuízo por parte da Administração Municipal ou da Secretaria Municipal de Educação.
Resp.: Após interpelação da APEOESP, fica entendido que não há necessidade de registro do CREF/SP.
 

5.º) TRABALHOS AOS SÁBADOS

Na elaboração do calendário escolar, sempre sobram alguns Sábados para o professor trabalhar (Ambientação e Feira Literária). Percebemos que existe um grande esforço para diminuir ou eliminar este problema. Acreditamos que deveríamos caminhar na direção do fim dos trabalhos aos Sábados. Sugerimos que a SEME transforme esses dois Sábados em convite ao professorado e/ou que se remunere como serviço extraordinário.
Resp.: A SEME entende que não dá para abrir mão desses Sábados, principalmente a Feira Literária. Já o Projeto Ambientação, poderá se adaptar.
Segundo a Secretária, as famílias precisam participar. E só é possível uma grande presença das famílias aos Sábados.

6.º) PROJETOS E MINI-PROJETOS

É muito comum recebermos as críticas e os desabafos dos professores sobre o excesso de projetos. Por mais que se alegue que são apenas dois projetos. Constantemente ouvimos dos professores sobre as demandas, os desdobramentos e os dilemas causados pelo desenvolvimento dos seguintes temas:
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- MEMÓRIA LOCAL
- LIVRO VIRTUAL
- LIVRO ARTESANAL
- FEIRA LITERÁRIA
- PROJETO AMBIENTAÇÃO
No entendimento do professorado, os conteúdos e os planejamentos ficam seriamente comprometidos neste atual formato. Nossos alunos perdem conteúdo e atenção. Devemos rever algumas prioridades e juntos buscar uma nova estratégia para dar conta das nossas atribuições.
Resp.: Segundo a Secretária, isso ocorre por falta de planejamento do professor. E que os projetos já foram divididos por séries.

7.º) MATERIAL DIDÁTICO DA REDE

Também recebemos inúmeras críticas sobre a construção do material didático da rede. Alguns professores, sugerem que se retomem as reuniões, para a elaboração e o aperfeiçoamento desse material o mais rápido possível.
Separamos alguns depoimentos e gostaríamos de poder compartilhar...
Resp.: A SEME concorda com as críticas apresentadas. Mas as sugestões só poderão ser incluídas no material em 2014. Para 2013, só entrarão as correções nos textos. 

8.º) NÚMERO DE ALUNOS POR SALA DE AULA

Esta é uma questão antiga e precisamos encontrar um meio, uma alternativa ou estratégia para minimizar este problema. Os índices de desenvolvimento de qualquer núcleo escolar estão atrelados a este dilema. O município deve propiciar mais vagas, mais escolas, mais professores e mais espaço físico para nossas crianças.
Salas com trinta e cinco, trinta e oito ou quarenta são uma triste realidade em nossa rede. O professor, por mais capacitado que seja, não consegue atender a uma demanda como esta, com qualidade.
Resp.: A SEME nos apresentou gráficos atualizados no último mês de Agosto, onde não aparecem salas com 38 ou 40 alunos. A SEME também não concorda que o número de alunos seja um grande problema. 


9.º) SALÁRIO-BASE DO PROFESSOR

O professorado entende que é uma questão administrativa, mas a Secretaria de Educação deve estar ciente que:
- O professor do município ainda ganha pouco!...
- Prêmios como o GPAP, não são incorporados ao salário, portanto não é ganho real!...
- Ainda não reconquistamos a nossa “CESTA BÁSICA e/ou CARTÃO ALIMENTAÇÃO”!...
-  Auxílio Transporte para as professoras substitutas!...
Pedimos apoio nessas questões, e que interceda, junto ao nosso chefe, com medidas efetivas sobre estas questões.
Resp.: A SEME concorda plenamente e afirma que o município tem que gastar, no mínimo 60% do FUNDEB com folha de pagamento dos professores e Indaiatuba, já gasta 70% com o professorado.
Além dos assuntos abordados também foi citado a qualidade da merenda nas unidades escolares. 
Encerramos esta reunião com a convicção de que a lei 11.738/08, será implantada em sua totalidade em nosso município,  já na próxima atribuição. 

10.º) CONSIDERAÇÕES FINAIS  

Finalizamos este encontro, certos de estarmos colaborando com  o município e com a rede municipal de educação.
Muitos assuntos ficaram fora dessa pauta, mas em breve retomaremos. Acreditamos que já existe um grande avanço, por parte desta Secretaria. Hoje sentamos, dialogamos e sugerimos.
Vislumbramos o dia em que estaremos aqui comemorando, a elevação do IDEB da rede como um todo. Que nossos professores estejam amplamente atendidos e serenos. Que nossas crianças e nossos jovens estarão plenamente atendidos em “todo” ensino fundamental. Que o município cresça em qualidade de vida,... que saúde, educação, salário, moradia e segurança sejam bens permanentes e para todos. Que nossa querida cidade, se torne uma grande referência nacional.

Atenciosamente,

PROFESSORES RE’s MUNICIPAIS DE INDAIATUBA
APEOESP
Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo

8 comentários:

  1. Nesta Quinta feira (13/09), houve uma reunião com os professore de Arte, Ed. Física e Filosofia. Muitos pontos ficaram esclarecidos...
    1.º) Poderemos ampliar na 1.ª etapa da atribuição.
    2.º) 1/3 da jornada será cumprida na UE.
    3.º) A SEME esta chamando mais professores do último concurso.

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  2. Amigos professores quero informar a minha indignação com o prêmio AMBIENTAÇÃO 2012. O prêmio desse ano parece mais presente de GREGO. As escolas vencedoras ganharam ingressos para assistir A ERA DO GELO. Os professores não ganharam nada!!! Aliás ganharam mais trabalho e preocupação. Imaginem um ônibus lotado de crianças de 4 anos no shopping Jaraguá! Sinceramente será que a nobre empresa pagou os ingressos ou ganhou? Será que a TOYOTA pensou nos professores? Será que não sabem que sem professores para desenvolver o trabalho, nada acontece! Seria melhor não ter vencido nada! Só ganhamos dor de cabeça e mal estar na escola.
    Fica aqui meu depoimento para reflexão dos colegas. Grata, Simone Alencastro.

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    1. Aí fica difícil produzir!...
      Precisa haver um incentivo no mínimo razoável.

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  3. Primeiramente é bom muito bom ver que a greve de 2010 não foi esquecida , principalmente por aqueles que participaram desde o início do movimento.
    No meu caso perdi:
    Licença prêmio (porque a primeira semana (5 dias) que ficaram como faltas justificadas, somaram-se com as legais.)
    Férias 10 dias
    Gpap (deixei de receber os 75% restantes)
    Uma pergunta que ninguém nunca me respondeu é se o Sindicato ou a Apeoesp acionaram juridicamente a prefeitura para pelo menos ter a expectativa de que essa injustiça absurda seja amenizada. Tendo em vista a falta de vontade da prefeitura em resolver essa pendência.
    Me lembro claramente na época da greve os que estavam a frente do movimento nos dizendo que não perderíamos nenhum direito, quando a Jaciara foi “exonerada “ da Prefeitura, o sindicato se mobilizou para que essa ação da prefeitura fosse revertida, publicando no blog do sindicato número de processo e tudo mais, gostaria desse mesmo interesse para a questão da greve que angustia muitos professores que deram a cara a tapa para participar do movimento, quem participou desde a primeira semana foi muito prejudicado.

    Professora Aline

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    1. Concordo e afirmo que a APEOESP esta trabalhando na questão das faltas da Greve de 2010. Em breve isso será revertido!...
      Sobre GPAP, volto a dizer...
      Isso é prêmio e não é renda!
      A Secretária muda os critérios quando bem entender. A Lei do GPAP é assim e a Administração não fará esforço algum para mudar.
      Peço que continue na luta, em breve a nossa história muda.

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  4. “QUEM DESEJA ALCANÇAR A UNIDADE , DEVE PRATICAR A VIRTUDE SEM FAZER DISCRIMINAÇÕES.
    DEVE AFASTAR TODAS AS IDÉIAS DE DUALIDADE:
    BEM E MAU, BELO E FEIO, ALTO E BAIXO.” (Lao Tse)

    Dr. Luiz Fernando Cardeal Sigrist - Procurador do Município de Indaiatuba

    Prezado Edgar,
    Tenho uma dúvida quanto ao estágio probatório dos docentes I:
    Já soube por alguns colegas de trabalho que os Docentes I que tem seu estágio probatório vencendo de janeiro à junho/2013 não irão mais para atribuição no meio do próximo ano letivo.
    Porém, nos informaram que os mesmos terão sua atribuição e promoção em dezembro/2013, minha pergunta: é correto um docente I ter seu estágio probatório vencido em janeiro, fevereiro, etc de 2013 e aguardar até dezembro para ser promovido uma vez que o Plano de Carreira no Cap.III, artigo 6 parágrafo 3 diz que “a progressão ou promoção do servidor docente ocorrerá após o efetivo cumprimento do estágio probatório, no respectivo cargo em que ocorreu a investidura”?.
    Vencendo o estágio probatório, sendo o funcionário apto para a efetivação, este poderá ser enquadrado como docente II se nada data da efetiva habilitação este estiver ocupando o cargo de docente II? Haja vista que a lei de 7/01/2009 Seção III, artigo 11, parágrafo 4 diz que a “primeira promoção na carreira prevista neste artigo somente ocorrerá depois de superado o estágio probatório”.
    Artigo 12, parágrafo 1 “ a primeira promoção ocorrerá após o cumprimento do estágio probatório e da aprovação na avaliação de desempenho a que se refere o parágrafo 4º do artigo 41 da Constituição Federal e as demais a cada dois anos de efetivo exercício desde que alcançados os pres-requisitos na avaliação de desempenho.
    Pois, conforme capítulo VI Das Funções do Professor do Magistério Público Municipal, seção I – da função docente:
    Docente I: atribuição inicial a ser desempenhada por profissionais ingressantes da carreira de professor;
    Docente II: atribuição do profissional que ministrará aulas nas classes...
    Parágrafo 4 o docente I passará a exercer a função de docente II quando vagar classe/aula....
    O que impede de promover o docente I que tiver seu estágio concluído e este por sua vez estiver ocupando uma sala?.
    No próximo processo de atribuição de salas, subseqüente ao término de seu estágio ele irá também para a listagem obedecendo os critérios de pontuação.
    O que não me parece justo é ter uma regra por um período: promoção 2x no ano e depois muda-la prejudicando a meu ver quem estava prestes a usufruir desta.
    Ou o contrato de estágio pode ser “prorrogado”? Isso seria incoerente, a menos que depois fosse pago retroativamente... Se docente I é substituto, vence o estágio e ele está em sala, qual é o empecilho da PROMOÇÃO?.
    Por favor Edgar, ajude-nos a esclarecer este assunto de uma forma que seja justa. Pois é muito conveniente não promover para deixar de pagar 13, férias e GPAP baseado em um salário maior.

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    Prefeitura paga progressão aos servidores efetivos e aptos
    Release N.º: 674 | Publicado em: 03/04/2012 - 11:39h | Redator(es): Laís Fernandes
    A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Administração irá repassar a progressão aos servidores públicos conforme a Lei Complementar nº11/2010. O acréscimo de 4% será efetivado na folha de pagamento com competência de abril. O prefeito do município, Reinaldo Nogueira (PMDB) em compromisso assumido com o funcionalismo público, após análise do impacto financeiro, estendeu a progressão a todos os servidores, efetivos e aptos, de acordo com o Decreto nº11.221/2011.
    A Pr ogressão, que é a mudança de Referência no quadro de cargos e salários da Lei Complementar nº11/2010 é equivalente a um aumento de 4% do salário base. De acordo com a Lei Complementar, a primeira progressão e ou promoção do servidor somente ocorrerá após cumprimento do estágio probatório, no respectivo cargo em que ocorreu sua investidura. O servidor ocupante de cargo efetivo terá direito de participar da progressão mesmo quando designados e ou nomeado para o exercício de cargo de provimento em comissão, desde que seja na Administração Direta ou nas Autarquias ou Fundações do Município.
    De acordo com o secretário de Administração, Núncio Lobo Costa, os servidores locados na Secretaria de Educação e os Guardas Municipais também terão direito a progressão. “Por determinação do prefeito todos os funcionários que estão dentro dos critérios estabelecidos em Lei, irão receber a progressão, serão aproximadamente 3.200 servidores municipais que serão beneficiados incl uindo o magistério e a Guarda Municipal”, relata Costa.
    Ajustes Salariais
    Em fevereiro, o prefeito Reinaldo Nogueira sancionou a Lei nº 5.984/12 que dispõe sobre o reajuste de vencimento aos servidores públicos da Administração Direta, das Autarquias e Fundações de Indaiatuba. O reajuste de 6% foi repassado na folha de pagamento. Em março os servidores municipais receberam a promoção, que aconteceu mediante concurso de provas e títulos, para elevação às classes “B” e “C” das respectivas carreiras, dos cargos de provimento efetivo; visando o preenchimento de cargos vagos regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município, Lei nº 1.402/75; Decreto nº 11.221/11; Lei nº 2.712/91 e Lei Complementar nº 11/2010. A elevação à classe B no cargo, por exemplo, de Supervisor Técnico de Serviços Públicos, correspondeu ao ajuste de aproximadamente 60% e da B para C, o ajuste foi elevado a cerca de 40%. Levando em consideração, um servidor neste cargo, que tenha passado na promoção da classe A para B, mais o reajuste salarial e a progressão o aumento ficou em torno de 70%.

    • Publicação: 20/06/2011 - 16:07h
    • Redatores: Darlene Ribeiro
    • Release N.º: 1103

    O prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) assinou na última quinta-feira (16) o decreto nº 11.112, que dispõe sobre o plano de carreira e remuneração do magistério da rede pública de Indaiatuba e especifica requisitos mínimos para os docentes que almejam melhores cargos e remuneração adequada para cada função. Trata-se de uma regulamentação do artigo 11 da Lei Complementar 07 de 2009.
    O documento determina que o docente I será promovido às funções de docente II, III e IV (tempo de exercício na docência na rede municipal de ensino do município) mediante o preenchimento de requisitos como: possuir habilitação exigida para o exercício da função de docente II, III e IV, respectivamente; ter cumprido estágio probatório no cargo de professor docente I, ter no mínimo 90% de freqüência no último ano de efetivo exercício da função e existir demanda na Rede Municipal de Ensino com a criação de novas classes/aulas ou com o preenchimento das já existentes. Para participar do processo de promoção, o professor deverá preencher estes requisitos até 30 de junho ou 30 de novembro do respectivo ano.

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  6. Edgar, vc é o Cara!rss
    gde abraço.

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