3.ª REUNIÃO DE RE's MUNICIPAIS - 30/08/2012
Nesta Quinta Feira aconteceu a nossa terceira reunião de Representantes de Escola. Leia a seguir a pauta da reunião e os comentários.
APEOESP – SUB SEDE INDAIATUBA
3.ª REUNIÃO DE RE's MUNICIPAIS -
2012
INDAIATUBA, 30 DE AGOSTO DE 2012
INDAIATUBA, 30 DE AGOSTO DE 2012
Digníssimos professores,... é com extrema alegria que lhes recebemos. Já estamos em Agosto e muito fizemos.
Sempre é bom lembrar da importância desse encontro. Sem momentos como este, nós estaríamos sem norte e tomaríamos decisões isoladas.
Já pagamos muito caro pelo nosso isolamento, procrastinação e desinteresse. Deixamos anos de estagnação para trás e começamos a avançar na direção certa.
Hoje podemos afirmar que buscamos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais sensata. Quando nos deparamos com aquele velho discurso de "formar cidadãos críticos,..." podemos bater no peito e dizer que, para nós, isso não é demagogia... É a nossa luta diária!
Compreendemos educação como base para tudo. Nosso presente e o nosso futuro dependem de nossos esforços. Nossas crianças esperam o nosso melhor!...
Para que tudo isso ocorra é fundamental que estejamos bem. O professor bem amparado, bem alimentado, morando dignamente, bem remunerado e com autonomia em suas ações, vai longe. Bem mais longe do que podemos imaginar.
Achar que é utopia, um sistema educacional mais justo, é jogar a toalha. Aceitar as "benesses" que os nossos governantes nos enviam, como querem e quando querem, também não é edificante e nos coloca na condição de meros cumpridores de deveres.
Devemos ser otimistas e atentos as novas diretrizes educacionais. Devemos ter consciência da nossa profissão e da função social que exercemos. Ouvir e falar nunca é demais...
Procure debater com seus colegas de unidade escolar. É na sala dos professores, nos htpc's e nas reuniões pedagógicas, que devemos mostrar quem somos e quais são os nossos objetivos.
Não precisamos ser taxativos ou intransigentes. A paciência em ouvir e sugerir são nossas grandes ferramentas. A prudência em não rotular ou dar parecer, também nos ajuda
Agraciados professores,... vocês são ferramentas importantes. Multipliquem em suas unidades o resumo desse terceiro encontro e convidem os demais professores a participar dessa jornada. O nosso amanhã, depende exclusivamente, dos passos que damos hoje.
Sejam todos bem vindos!
"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".
(Discurso de posse, em 1994)
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".
(Discurso de posse, em 1994)
PAUTA DA 3.ª
REUNIÃO:
Gostaríamos de lembrar que é mais produtivo, comentar ao
término de cada ponto da pauta.
1) CARTA ABERTA APEOESP
No dia 04/08/2012 (Sábado), foi divulgado pelo jornal
TRIBUNA DE INDAIÁ, o conteúdo da CARTA ABERTA A POPULAÇÃO elaborada pelo grupo
de professores RE's em nossa última reunião. A publicação desse documento gerou
interesse por parte de alguns políticos do município e de outros que não estão
ligados à política. Ouvimos elogios e um convite para uma reunião foi proposto.
CARTA ABERTA A POPULAÇÃO
A APEOESP, Sub-Sede Indaiatuba, através
do Dept. Municipal de Educação vem representando os Professores desta Rede.
Dentro do atual cenário político, muitas
vezes e de diferentes modos, a educação tem sido objeto de ascensão política no
Brasil.
Historicamente a Educação tem sido
utilizada por programas de Governos que fazem experiências. Muitas delas têm
prejudicado o processo de ensino aprendizagem, ocasionando mais perdas do que
ganhos.
Entendemos que um Plano de Governo
comprometido com a Educação, tem que no mínimo, ouvir os profissionais da área.
A APEOESP (Dept. Municipal) tem, nos últimos anos, realizado inúmeras
conquistas, fruto de luta e organização.
Sabemos também, que há muito a ser
feito.
Temos planos e propostas educacionais
que visam à implementação de um ensino de qualidade, plano de carreira digno e
justo, projetos de inclusão e pleno exercício da cidadania.
A APEOESP (Dept. Municipal), coloca-se a
disposição das alianças partidárias e seus correligionários, que queiram tomar
ciência de nossas propostas, a fim de, entendendo a dinâmica educacional,
possam basear ou mesmo enriquecer, seus planos de governo na área em questão.
Atenciosamente,
APEOESP/INDAIATUBA
2) CANCELAMENTO DE ENCONTRO COM CANDIDATO TRINCA
Após o convite do candidato Trinca, articulado pelo Prof. Geninho, iniciamos o
contato com os nossos colegas RE's.
Acreditávamos que estava tudo dentro dos "conformes" e que não
haveria nenhum entrave. Esse encontro aconteceria no dia 13/08/2012, na sede do
partido do Trinca, por volta das 20h00 min.
Nesse mesmo dia, no período da tarde, a Carla (Secretária Apeoesp), me ligou informando que este encontro não poderia ocorrer. Segundo o que ela me passou, o Linho afirmou que deveríamos elaborar uma nova assembléia sobre essa questão. Não questionei e rapidamente iniciei os contatos com o professorado, desmarcando o encontro.
Peço que este assunto seja reconsiderado por todos os presentes e que nesta data de 30/08/2012, deliberemos sobre a matéria.
Nesse mesmo dia, no período da tarde, a Carla (Secretária Apeoesp), me ligou informando que este encontro não poderia ocorrer. Segundo o que ela me passou, o Linho afirmou que deveríamos elaborar uma nova assembléia sobre essa questão. Não questionei e rapidamente iniciei os contatos com o professorado, desmarcando o encontro.
Peço que este assunto seja reconsiderado por todos os presentes e que nesta data de 30/08/2012, deliberemos sobre a matéria.
- Devemos ou não marcar um novo encontro?
- Esta reunião poderá ser considerada assembléia para tal fim?
- Existe mesmo a necessidade de todo esse trâmite para falar com um candidato?
3) ENCONTRO COM A ADVOGADA DA APEOESP (GREVE DE 2010)
Tive um excelente primeiro contato com ela. Falei de
algumas questões municipais e sobre a greve de 2010. Ela me adiantou que
verificaria com o escritório do Dr. Boldrin e nos retornaria. Pelo que entendi,
ela esta aguardando o envie do relatório do antigo Advogado para o escritório
dela...
5) ENCONTRO COM A SECRETÁRIA RITA
Protocolei
este ofício em 02/08/2012 (Ofício CAS 06/2012) e até a presente data não
obtivemos resposta. Já fui orientado, que em situações como esta, a ação é
reprotocolar. Porém e por conta da falta de tempo, acreditei ser mais sensato
reprotocolar, após esta 3.ª Reunião de RE's Municipais.
Acredito
que é possível elaborar a pauta do encontro com a Secretária Rita, ainda
hoje...
6) LEITURA DAS PROPOSTAS APRESENTADAS
PELOS CANDIDATOS
O
que chama a atenção nas propostas é que poucos se preocupam com o professorado.
Enfatizam a questão da falta de creches, municipalização do 6.º ao 9.º ano,
inclusão digital, etc. Leiam cópia em anexo.
7) REDUÇÃO DA JORNADA
Como já estamos ficando calejados de ouvir promessas,
decidimos acompanhar. Para saber "as quantas andam" a implantação da
redução, é que precisamos nos encontrar com a Secretária Rita.
Há rumores de mudança de carga horária no pré!... Se isso é
fato precisamos acompanhar.
Também há rumores da falta de interesse dos professores DOC
I em ingressar na rede municipal.
Independente a tudo isso, a LEI 11.738/08, deve ser
cumprida em sua totalidade, imediatamente!...
8) ANTIGAS REINVINDICAÇÕES
-
AUXÍLIO TRANSPORTE PARA AS PROFESSORAS SUBSTITUTAS
-
PÓS-GRADUAÇÃO
-
FIM DOS TRABALHOS AOS SÁBADOS
-
MELHORA DO MATERIAL DIDÁTICO ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL
-
DIMINUIÇÃO DOS PROJETOS E DOS PROJETOS PARALELOS
9) DÚVIDAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
FÍSICA (CREFI)
Pesquisando descobrimos que:
Qui, 23 de Agosto 2012 - 17:23
Professores de Educação Física não
precisam de registro
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos publicou no Diário
Oficial...
Diário Oficial
Estado de São Paulo/
Poder Executivo
Geraldo Alckmin –
Governador Seção I
Quinta-feira, 23 de
agosto de 2012 – Página 41
Comunicado Conjunto
CGEB/CGRH, de 22-08-2012
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH da Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, em razão da decisão do Tribunal Regional Federal que revoga a Tutela Antecipada Recursal concedida através do Agravo de Instrumento 0006174- 83.2012.4.03.0000/SP - 2012.03.00.006174-8/SP, interposto pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, torna sem efeito o comunicado publicado em D.O. 03-05-2012 Seç I p.39, em virtude da ausência de risco de lesão grave e de difícil reparação.
10) AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO PRODUTO INTERNO BRUTO
Câmara aprova 10% do PIB para a educação
26/06/2012
Comissão
especial concluiu a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Se não houver
recurso, texto seguirá diretamente para o Senado.
Em
uma sala lotada de estudantes e de representantes de movimentos sociais, a comissão
especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou a aplicação de 10% do Produto
Interno Bruto (PIB) do País em políticas do setor em até dez anos. O índice
vinha sendo reivindicado por deputados da oposição e parte da base aliada do
governo, além de representantes de entidades da sociedade civil.
Hoje,
União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na
proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi
sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que
chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último relatório.
Um
acordo feito nesta terça-feira (26) entre governo e oposição garantiu o apoio
do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir
pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e
10% ao final de dez anos. A proposta segue agora para o Senado.
11) NOSSOS OBJETIVOS
- Por onde começar?
- Devemos retomar essa ou aquela questão?
- Por tudo isso, pensemos juntos e estabeleceremos nossos
principais assuntos.
Esperamos nos encontrar em breve, com soluções e indicações
de que a nossa luta diária tem dado resultados.
“A luta está difícil, mas não posso
desistir
Depois da tempestade, flores voltam a surgir
Mas quando a tempestade demora a passar
A vida até parece fora do lugar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus...
Depois da tempestade, flores voltam a surgir
Mas quando a tempestade demora a passar
A vida até parece fora do lugar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus...
Aquilo que não mata só nos faz
fortalecer
Vivendo aprendi que é só fazer por merecer
Que passo a passo um dia a gente chega lá
Pois não existe mal que não possa acabar
Não perca a fé em Deus, féem
Deus
Que tudo irá se acertar!...” (Diogo Nogueira)
Obs.: Todos os comentários e encaminhamentos dessa reunião serão apresentados neste Blog o mais breve possível!...
Vivendo aprendi que é só fazer por merecer
Que passo a passo um dia a gente chega lá
Pois não existe mal que não possa acabar
Não perca a fé em Deus, fé
Que
Obs.: Todos os comentários e encaminhamentos dessa reunião serão apresentados neste Blog o mais breve possível!...
Bom dia professores e professoras, acredito que nesta próxima semana acontecerá a nossa reunião com a Secretária Rita.
ResponderExcluirÓTIMO!!
ExcluirDúvida?!...
ResponderExcluirLEI N.º 9.424/96 artigo 13
"É opcional ou não a redução de alunos (número)???... A cada aluno incluso reduz 5 na lista???...
Vários municípios já adotaram (implantaram) a lei.
Ass.: Anônimo
Senhor (a) anônimo (a) se puder passe p/ o Edgar ou direto pra o e-mail do sindicato , essa Lei na íntegra, pois procuramos por ela no dia da reunão e nada constou sobre redução de alunos ....Obrigada.
ExcluirImplantação da Redução da jornada de trabalho.
ResponderExcluirÉ muito importante bater nessa tecla, visto que é nosso direito.
Algumas soluções já foram apontadas e agora é hora de fazer acontecer!...
Professoras Michele P. e Derly
SOBRE PROJETOS:
ResponderExcluirFeira Literária poderia ser realizada em cada escola e não no Centro Esportivo, como esta sendo feito.
Projeto Memória Local poderia ser facultativo para os professores do 4.º ano, ou seja, quem tivesse interesse.
Diminuição dos alunos por sala para o próximo ano, ou seja, n.º de alunos por sala: 20 ou 25 alunos.
Ass.: Professora Rosangila
Assino em baixo Rô....
ExcluirFICA A DICA:
ResponderExcluirAlém de Pós aos professores de música, sugerir a volta da pós para outras áreas (como pedagogia na área, gestão e outras); além disso que mostrem como o plano de carreira do Estado inclue a Pós e isso serve de incentivo aos professores.
Prof.ª Patrícia
SUGESTÕES E DÚVIDAS
ResponderExcluir- Participação do professor/alunos na confecção do lçivro virtual seja facultativo.
- Revisão na correção do AMDA(produção de texto) para que se considere todo o processo de produção escrita e não apenas itens.
- Como ficará a carga horária do prof. de ed. infantil com a implantação da lei 11.738/08?
- Como ficará o prof. que tem dois cargos?
- Diminuição do n.º de alunos na ed. inantil e séries iniciais do ensino fundamental.
- Licença prêmio que é um direito perde GPAP. Como pode isso?
Prof.ª Maely
Melhorar o material didático, diminuir conteúdos das unidades de português e matemática.
ResponderExcluirVolta dos encontros coletivos entre profissionais para discussão e troca de experiências sobre o material de cada bimestre.
Conteúdo de matemática dos 4.os anos são muito difíceis para os alunos.
Diminuição dos projetos
- A partir de 2013, apenas um projeto para cada ano.
- Implantação das leis que tratam de incluir as questões indígenas e africanas no currículo escolar.
- Promoção e capacitações sobre os assuntos para todos os professores dentro do período de trabalho.
- Redução dos alunos nas salas de aula.
- Desvincular GPAP do rendimento da turma.
Prof.ª Elisandra
Elisandra e demais professores de 4° ano. Já verifiquei nos PCN'S e observei inclusive que alguns conteúdos de matemática NÃO são para o 4° ano,(em 2011 já havia passado isso pra uma orientadora) e nada foi feito,esse ano estãi lá os mesmos absurdos... e uns nem mesmo são p/ o 5° ano. Temos que rever urgente esses conteúdos que , como vc já disse, são extremamente difíceis.
Excluirs
Sobre esse MONTE de projetos, já não sabemos mais o que falar, pois fazem vistas (ouvidos) grossos...Porém , fica a questão, ou as questões PRA QUE TANTOS PROJETOS?, ELES LEVAM NOSSOS ALUNOS AOS OBJETIVOS PROPOSTOS DENTRO DO ANO SÉRIE NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDIZAGEM DE FATO?, SERÁ SÓ PRA FAZER BONITO NA TAL FEIRA LITERÁRIA (CARNAVAL) E AUMENTAR A DISPUTA DE QUAL ESCOLA TEM O ESTANDE(ESPAÇO PARA EXPOR) MAIS BONITO??? TEM ALGUM PESO NA HORA DE AVALIAR PROFESSOR ,ESCOLA, ETC,OU MESMO PARA PAGAMENTO DE BONUS/GPAP?? ....PRECISAMOS REVER URGENTE ESSE MONTE DE PROJETOS SEM PROPÓSITOS CLAROS E LEVAR A FUNDO...BJS ELI...
SOBRE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, SÃO PÉSSIMOS, MAL ELABORADOS, DEIXAM MUITO A DESEJAR...
De acordo com a pauta da reunião de 30/08/2012
ResponderExcluirItem 9
Apresentar e/ou "protocolar" junto a Secretaria de Educação, a >>>NÃO OBRIGATORIEDADE DE SE CREDENCIAR AO CREF<<<;
Item 8
Continuar questionando as antigas reivindicações;
Item 5 e 7
Cobrar da Secretária qual é a proposta da secretária referente a 1/3 da jornada, pois em breve já será o processo de atribuição e já saiu o comunicado sobre o mesmo processo;
Item 6
Marcar Assembléia para podermos falar com os candidatos;
Item 4
Não tenho disponibilidade...
Prof.º Marcos
Gostaríamos de rever a questão do GPAP sobre vir no mesmo holerite do pagamento. Premiação pode ser descontada?...
ResponderExcluirOu melhor,... é legal ser descontado o imposto de renda de uma premiação?...
- Verificar sobre a lei 9.424-96 (artigo 6) mencionad em reunião, sobre a quantidade de alunos numa sala com inclusões.
- Há alguma posição por faltas como doenças infecto contagiosas, licença gala, nojo, serem descontadas e/ou descontadas no GPAP???...
Professoras Carla, Joice e Monica
7 - Redução de Jornada
ResponderExcluirEste 1/3 é na escola para preparar, rever, compartilhar com os demais. E no que implicará nos vencimentos?
Sou de 93 e no Plano de Carreira tenho uma gratificação de R$ 102,00, que me impede de assumir carga suplementar. O que devo fazer?
3.º ano como pode conteúdo de história/geografia ser único de Indaiatuba. E se a criança mudar de cidade, como fica a vida de conteúdo do Brasil, Estado, etc?...
Prof.ª Neide
Neide....uma questão polêmica ...me pergumto todo vez que abro o livro nesses contúdos...4° ano também só fala sobre Indaiatuba??
ExcluirE o Estado de SP??..e o Brasil??...parece que Indaiatuba, é uma TERRA, ESPAÇO a parte do Planeta kkkkk..Bjs
- Diminuir número de alunos
ResponderExcluir- Avaliação do AMDA
- Rever projetos
- Melhorar lanche nos cursos que os professores tem que ir.
Chega de bolacha pedagógica!!!...
Prof.ª Jaqueline
Edgar! Meus parabéns pela organização do nosso encontro de REs e deste blog.
ResponderExcluirSUGESTÕES:
ResponderExcluirItem 03
Verificação de documentos com SSPMI SOBRE A GREVE DE 2010 para possível troca de informações.
Cada caso será revisto? Pois cada funcionário foi prejudicado de maneira individual. No meu caso (Juliana), além das faltas injustificadas, acabei perdendo dez dias de férias, pois as mesmas se juntaram a outras falas que possuia, me causando prejuízo financeiro entre outros e fora os 25% de GPAP que perdemos na época...
Item 08
Essencial priorizar esses itens nas reuniões.
Os projetos poderiam ocorrer conforme os anos.
(1 projeto desenvolvido por cada série/ano apenas e não todos os anos ou séries desenvolver todos os projetos.)
VALE ALIMENTAÇÃO URGENTE!!!
Item 07
Seja colocada, mas não sobrecarregar de tarefas e serviços. O stress redrobaria.
IPP
Questionar carga suplementar:
a) Por que não da direito ao GPAP, por que a mesma é recebida até fevereiro do ano seguinte. Ela é vinculada ao nosso jornada;
b) Esse ano foi diferente, porém não tivemos acesso a resolução da da mesma;
c) Por que não temos direito as horas de planejamento e HTPL, ganhando menos.
O valor e horas são menores que o ano passado.
Professoras Juliana e Sonia
OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:
ResponderExcluir- Professores que ingressaram na rede em Março de 2012, iniciam na categoria de Docente I. Ou seja, na condição de Professor Substituto, mesmo que sua função seja de docente IV. É o caso dos professores de Ed. Especial.
Para que a remuneração atinja o valor do Doc. IV, é dada uma gratificação complementar.
- Se o professor já exerce sua função, por que permanecer durante o período probatório (3 anos), nessa condição?...
Para cálculo de 13.º salário e férias, a referência é o salário do Doc. IV. Porém, para efeito de GPAP, leva-se em conta somente o salário do docente I.
- Por que o GPAP no 1.º semestre não contempla os professores contratados depois do início do ano letivo?
É direito receber proporcionalmente aos meses trabalhados no semestre!
Na questão das férias, outra situação se mostra desvantajosa. No final do ano não temos direito a usufruir férias por não termos ainda um ano de contrato de trabalho.
Não se leva em conta a necessidade de descanso do professor e nem seu prejuízo financeiro.
É um direito ter férias com todos os professores para o profissional possa iniciar o ano letivo descansado e preparado fisicamente.
Na questão financeira, o pagamento das férias poderá ser proporcional aos meses trabalhados ao longo do ano.
Professor Luciano
SOBRE APLICAÇÃO DO AMDA
ResponderExcluirAs observadoras não tem o mesmo procedimento. Eu ia ser marcada no relatório por deixar uma aluna ir ao bamnheiro.
Ela também não sabia o que fazer com a prova do envelope cinza.
Anônima
É amiga anônima...isso será falado no próximo encontro com a Rita...
Excluir3 - Encontro com a Advogada
ResponderExcluirQuando ocorrer, você deve estar acompanhado dos RE's.
Prof.ª Eliete
A Advogada estará em nossa Sub Sede as Quintas feiras, intercaladas...
ExcluirÉ só entrar em contato com a Carla e agendar ou agendarmos juntos.
Boa noite professores...
ResponderExcluirFiquem atentos sobre a APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO 2013. Precisamos estar nessa reunião!
Acredito que ela acontecerá em meados de Setembro.
Juliana Andrade juandrade76@hotmail.com
ResponderExcluir08:43 (3 horas atrás)
para mim
Bom dia Edgar, tudo bem?
Conversando como a outra representante Sonia, minha diretora e coordenadoras sobre a redução de jornada, tivemos um ideia muito legal sobre esse assunto.
Sugerimos que todas as professoras que hoje possuem 30 horas passassem a ter 40 horas, assim essas 10 horas a mais no período contrário seriam voltadas para realização de cursos e capacitações.
Todo ano é muito estressante pra quem já tem 30 horas e apenas um concurso conseguir essa carga suplemetar e conversando com demais colegas, há um argumento que se a prefeitura oferecesse essas horinhas a mais, muitas largariam de outros empregos pra ficarem apenas aqui.
Fica aqui nossa sugestão.
Gratas,
Juliana e Sônia
EMEB PROF. JOÃO BAPTISTA DE MACEDO
É uma sugestão interessante!... Precisamos ver se isso é possível e legal.
ExcluirAmigos professores quero informar a minha indignação com o prêmio AMBIENTAÇÃO 2012. O prêmio desse ano parece mais presente de GREGO. As escolas vencedoras ganharam ingressos para assistir A ERA DO GELO. Os professores não ganharam nada!!! Aliás ganharam mais trabalho e preocupação. Imaginem um ônibus lotado de crianças de 4 anos no shopping Jaraguá! Sinceramente será que a nobre empresa pagou os ingressos ou ganhou? Será que a TOYOTA pensou nos professores? Será que não sabem que sem posprofessores para desenvolver o trabalho, nada acontece! Seria melhor não ter vencido nada! Só ganhamos dor de cabeça e mal estar na escola.
ResponderExcluirFica aqui meu depoimento para reflexão dos colegas. Grata, Simone Alencastro.
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a aplicação até 2020 de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. Atualmente esse percentual é inferior a 5%, apesar de ter sofrido ampliações nos últimos anos.
ResponderExcluirAprovado em caráter conclusivo, o PNE não passará pelo plenário da Câmara e seguirá para análise no Senado. Se aprovado pelos senadores sem alterações de mérito, o texto vai para sanção presidencial.
O PNE, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e que sofreu muitas emendas de parlamentares, concretizadas no substitutivo do Senador Angelo Vanhoni (PT/PR), define objetivos, metas e estratégias até 2020 para todos os níveis de ensino brasileiro. A principal discussão gira em torno do investimento do PIB na educação.
A APEOESP participa ativamente da luta pela destinação dos 10% do PIB, que foi aprovada pela Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2010. Vamos continuar mobilizados até que o Senado a aprove em definitivo, seja sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff e entre em vigor, permitindo ao país maiores investimentos na qualidade do ensino, na valorização e na melhor qualificação dos profissionais da educação.
Senado limita o número de alunos por sala de aula
A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou no dia 16 de outubro em caráter terminativo Projeto de Lei do Senador Humberto Costa (PT/PE) que determina que as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental tenham no máximo 25 alunos e dos demais anos e Ensino Médio, 35.
A redução do número de alunos nas salas de aula é uma antiga luta da APEOESP. A reivindicação figura em sucessivas pautas aprovadas em nossos congressos, assembleias e encontros, pois a superlotação comprovadamente compromete a qualidade do ensino e é apontada nas pesquisas que realizamos junto à categoria como um dos fatores responsáveis pela ocorrência de casos de violência nas escolas e pelo adoecimento dos professores.
O assunto também é analisado no Parecer CNE/CEB nº 9/2009, que embasa a resolução para as novas diretrizes para os planos de carreira do magistério público, cuja relatora foi a Presidenta da APEOESP, professora Maria Izabel Azevedo Noronha. O parecer recomenda aos sistemas e redes de ensino a redução do número de alunos por sala como uma das condições para um ensino de qualidade e para a valorização dos profissionais do magistério.
O projeto segue para a Câmara dos Deputados e, depois, à sanção da Presidenta Dilma Rousseff e pode entrar em vigor em todo o país já no início do próximo ano letivo.
O GLÓRIA ESTÃO ACORDANDO...
ELIANA ANTONIO