1.ª REUNIÃO DE RE's 2013
APEOESP – SUB SEDE INDAIATUBA
1.ª REUNIÃO DE RE’s MUNICIPAIS DE 2013
Indaiatuba,
25 de Abril de 2013
Bom dia Professor!...
É
com satisfação e alegria que nos reunimos em nossa sub sede. Já estamos
concluindo o 1.º bimestre e uma ponta de cansaço começa a nos incomodar.
Sabemos que a labuta e extenuante e o fardo é oneroso,... mas nada nos impede
de caminhar.
Devemos
buscar sempre e através da unidade, melhores condições de trabalho, melhor
remuneração e a certeza de estarmos plantando um bom futuro para nossa cidade e
aos nossos familiares.
Iniciamos
2013 e já surgiram algumas ações polêmicas. Nós de imediato, buscamos atenuar o
impacto que elas nos causariam e compartilharemos nesta reunião o que já
fizemos e o que poderemos fazer.
Sejam todos muito bem
vindos.
PAUTA DA 1.ª REUNIÃO:
1.º) DATA-BASE 2013
2.º) RESOLUÇÃO 02/2013 (GPAP)
3.º) CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DOC. I, II,
III e IV
4.º) LEI 11.738/08 – 1/3 DA JORNADA
5.º) FALTAS DA GREVE DE 2010
6.º) PROFESORAS SUBSTITUTAS
7.º) PROMOÇÃO/PROGRESSÃO
8.º) CONVIVER E APRENDER
9.º) MERENDA ESCOLAR
10.º) MATEMA
11.º) AFRICANIDADE
12.º) CONSELHO MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO E FUNDEB
13.º) NOVOS RE’s
1.º) DATA-BASE 2013
Na
segunda quinzena de Janeiro, protocolamos um pedido de reunião com o Secretário
da Administração, Núncio Lobo Costa. Passado alguns dias, recebemos o convite
para esta reunião.
Indaiatuba, 29 de Janeiro de 2013
Nós, Professores da
Rede Municipal de Ensino, tendo como base o resumo de nossos encontros em 2012,
estamos mais uma vez presentes em reunião com a Administração Pública
Municipal.
Nosso principal
objetivo é o diálogo na apresentação de propostas que garantam uma melhoria na
qualidade de vida e na renda do Professorado.
Lembrando que a
Educação no município tem demonstrado ampla evolução,... que crescemos em
números de alunos, funcionários e professores,... também em qualidade e
atendimento a comunidade.
Nisso reflete o
empenho e o compromisso de todos e que reforçamos a idéia da busca, da melhoria
dos nossos ganhos e/ou rendimentos, bem como a sua manutenção anual.
Ressaltamos que a
renda per capita, orçamento municipal, e PIB no município se elevam a cada ano,
fazendo com que a qualidade e o custo vida acompanhem essa tendência. Esses
fatores elevam o interesse no município, mas também elevam IPTU, aluguéis,
alimentação e vestuário.
Viver em Indaiatuba é
caro!... O nosso poder de compra diminui a cada ano e a nossa sustentabilidade
é constantemente ameaçada. Mesmo aplicando-se aos nossos rendimentos o índice
inflacionário.
Para lecionar em
Indaiatuba é necessário morar bem, vestir-se bem, atualizar-se, alimentar-se
bem e ter mobilidade. Todos esses itens pesam em nossos bolsos.
Acreditamos que além
do índice inflacionário, seja necessário acrescentar um aumento real aos nossos
ganhos. Assim estaremos evoluindo, acompanhando a tendência de valorização do
magistério e investindo no ser humano.
É notório que na área
educacional, nosso município tem alcançado grandes êxitos. Também é relevante a
projeção que isso traz ao município. Em tempos de economia globalizada educação
é moeda forte.
Também é notório a
evolução na qualidade, nos investimentos em tecnologias, novas instalações,
cursos, capacitações e no trato/diálogo com o Professorado.
Porém não devemos nos
iludir e deixar de lado o que inúmeras fontes de pesquisa (IBGE, FIPE, DIEESE E
APEOESP) apontam:
“Para um Professor de Ensino Fundamental lecionar com
amor, vigor e consistência, ele deve ser bem remunerado!!!...”
“O ideal é que um Professor de Ensino Fundamental, dentro
do Estado de São Paulo, receba por 30 horas semanais R$ 4.300,00 entre salário,
auxílio alimentação e auxílio transporte!...”
Sabemos do Piso
Salarial Nacional e de sua aplicabilidade. Nosso município cumpre o que
determina a lei 11.738/08.
Também esta se
adequando e iniciaremos a “Redução da Permanência com Alunos em Sala
de Aula em 1/3” a partir desse ano letivo de 2013.
Portanto e para não
alongar, um Professor do Ensino Fundamental em nossa rede municipal, necessita
de:
1.º)AUXÍLIO TRANSPORTE
para as Professoras Doc. I ( Substitutas).
Elas se deslocam,
dentro do horário de trabalho, por várias unidades da rede, pagando do próprio
bolso. Isso diminui ainda mais a pouca renda e o salário que recebem.
Pesquisamos e sugerimos um auxílio transporte de 7% as Professoras Doc. I
(Substitutas).
2.º)CARTÃO
CESTA/ALIMENTAÇÃO
Este benefício precisa
ser incorporado urgentemente ao ganho do Professor. Não admitimos ficar
excluídos desse benefício que melhora a qualidade de vida de qualquer
trabalhador.
3.º)AUMENTO SALARIAL
DE 10%
Além do índice de
inflação o Professor necessita de um aumento real. Por tudo que já foi citado
nesta e por entendermos ser justo.
4.º)ALTERAÇÃO DA
DATA-BASE
Necessitamos que a
data para negociação seja alterada para 1.º de MARÇO de cada ano. Fica
extremamente difícil mobilizar a categoria em Janeiro; além de ser mês de
férias dos Professores os índices inflacionários são finalizados/divulgados
neste mesmo mês, dificultando o debate e a reflexão entre os Professores.
Finalizamos esta na
intenção de busca permanente da qualidade, eficiência e dos bons serviços a
toda população.
Desejamos que a
Administração atenda as nossas reivindicações.
Atenciosamente
PROFESSORES MUNICIPAIS DE INDAIATUBA
Após
esta reunião aconteceu um novo encontro com a participação da APEOESP e do
SSPMI. Nesta reunião, foram apresentadas as propostas das duas frentes e foram
feitas várias argumentações.
A
Administração se mostrou impaciente e tentou nos apressar. Afirmamos que não
era possível decidir sem reunir os professores em Assembléia geral. Isso
levaria uma semana no mínimo.
Porém
e sorrateiramente a Câmara municipal, aprovou em sessão extraordinária, o
reajuste do funcionalismo sem esperar as devolutivas da APEOESP e do SSPMI.
Em repúdio a esta ação,
elaboramos e divulgamos a:
CARTA ABERTA AOS VEREADORES MUNICIPAIS
Senhores
Vereadores,... nós Professores RE’s (Representantes de Escolas do Município),
visando avançar nas negociações de nossa PAUTA DE DATA BASE 2013, vimos através
desta, esclarecer que:
1.º)Em 29 de Janeiro
de 2013, apresentamos uma PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ao Sr. Núncio Lobo Costa.
Nela constam quatro itens de extrema urgência aos Professores Municipais.
-AUXÍLIO TRANSPORTE AS
PROFESSORAS SUBSTITUTAS (DOC. I)
-ALTERAÇÃO DA DATA
BASE PARA 1.º DE MARÇO
-CARTÃO ALIMENTAÇÃO
PARA TODOS OS PROFESSORES
-AUMENTO SALARIAL DE
10%
2.º)Nesta última
terça, 05 de Fevereiro, nos reunimos com o Secretário Núncio, Advogado Samir e
Sr. Boni.
Também estavam
presentes as representantes do SSPMI, Sr.ª Jaciara e Sr.ª Terezinha.
Nesta ocasião a
Administração nos apresentou uma contra proposta.
Nela podemos observar
que houveram, por parte da Administração, várias ponderações e/ou
considerações.
3.º)Somos
Representantes dos Professores, não decidimos por eles, portanto temos a
obrigação de comunica-los em reunião a resposta da Administração e DECIDIR EM
GRUPO, se acatamos ou não, a contra proposta.
Toda essa organização
leva tempo, precisamos convoca-los e deliberar em reunião, TODOS os pontos da
pauta.
4.º)Ocorre que nesta
mesma reunião, a Administração alegou que teria urgência de nosso retorno. De
uma devolutiva.
Sugerimos que se façam
as ações cabíveis, sem pressa e sem atropelos. Não podemos correr esse risco!
Sugerimos também que
se use o efeito retroativo a 1.º de Fevereiro. Que se decida com calma, ouvindo
os trabalhadores em suas categorias.
5.º)Nesta quarta, 06
de Fevereiro, em nossa reunião, analisamos cada devolutiva e comentamos:
AUXÍLIO TRANSPORTE
PARA AS PROFESSORAS DOC. I
Sugerimos um auxílio
transporte de 7,0% ou transporte efetivo das Professoras em veículos da SEME.
A Administração se
propôs a viabilizar esse “transporte” as Professoras. Porém não informou quando
ou como isso ocorrerá!...
Precisamos saber se
isso ocorrerá já neste início de ano e como será a logística disso.
Vale lembrar que as
Professoras Doc. I (Substitutas), estão pagando para se deslocar entre uma
unidade e outra.
ALTERAÇÃO DA DATA BASE
PARA 1.º DE MARÇO
A Administração afirmou
que será encaminhado a Câmara, o mais breve possível, uma nova lei alterando a
data.
Precisamos saber
quando isso ocorrerá???...
CARTÃO
CESTA/ALIMENTAÇÃO
Pedimos a extensão
desse benefício aos Professores
A Administração alega
que não é possível e que essa medida causaria grande impacto as finanças.
Ocorre que, pelo
entendimento que buscamos sobre isonomia de salários e benefícios, nenhum
trabalhador, dentro do serviço público, municipal, federal ou estadual, deve
sofrer prejuízo ou obter privilégios de qualquer natureza. Nem de ordem
pecuniária, financeira ou de qualquer outro benefício.
Acreditamos que este
benefício deve ser PARA TODOS e o impacto seria pequeno, pois o valor do Cartão
é de R$ 109,00. Mesmo com o reajuste de 6,0%, continuaria muito baixo.
AUMENTO SALARIAL DE
10%
Acreditamos que este
seria o índice ideal. Assim cobriríamos a inflação e traríamos ao nosso salário
um pequeno aumento real.
A Administração alega
que, depois de estudar profundamente com a fazenda e analisar os impactos,
índices, etc,... optou em apresentar uma contra proposta de 6,0% + progressão
funcional.
Ocorre que não se
discute DATA BASE com PROGRESÃO ou PROMOÇÃO!... Data Base é no início do ano,
com o objetivo de corrigir e diminuir nossa defasagem salarial.
Progressão e promoção
são MERITÓRIOS e EXCLUDENTES. Muitos servidores ficarão de fora da Progressão,
assim como pouquíssimos conseguirão Promoção.
Vincular esses temas é
iludir o trabalhador. Um benefício que não se estende a TODOS é parcial e não
ajuda a classe trabalhadora.
Somado a tudo isso,
destacamos a evolução da arrecadação, aumento do orçamento municipal e
altíssimo custo de vida de nossa cidade.
Para finalizar,...
solicitamos aos ilustres edis que NÃO VOTEM esse tema nesta próxima Sexta (08/02/2012).
Pedimos que ouçam TODAS AS CATEGORIAS caminhem conosco na busca das soluções,
do entendimento e do diálogo.
Atenciosamente
PROFESSORES RE’s MUNICIPAIS
Esta carta foi entregue a
“TODOS OS VEREADORES”!...
Mesmo assim o tema entrou em
votação e foi aprovado por nove votos a favor e três contra.
Os Vereadores Linho, Derci e
Ganem, ficaram do lado dos Servidores municipais.
Agora cabe a nós Professores
tomarmos uma posição em relação ao que a Administração considera possível.
Devemos cobrar a mudança da
DATA BASE para 1.º de Março e também devemos lembra-los da questão das
PROFESSORAS DOC. I.
Podemos protocolar um pedido
de reunião com o Presidente da Câmara Municipal ou usar a Tribuna Livre da
Própria Câmara Municipal.
2.º) RESOLUÇÃO 02/2013 (GPAP)
Este assunto merece atenção
especial!...
Já foi encaminhado e lido a
todos os Professores os novos critérios para o GPAP - RESOLUÇÃO 02/2013.
Por conta do grande número
de críticas, nos posicionamos e cobramos por ofício (CAS 04/2013), a Secretaria
de Educação.
Houve grande repercussão na
mídia local e em toda rede. Conseguimos assim, inibir o ímpeto de algum gestor
ou coordenador que por ventura, tente pressionar ou prejudicar o Professor.
Agora ouçam a resposta da
SEME:
Ofício n.º 028/2013 de 07/03/2013
Que fique bem claro a todos
os Professores do município de Indaiatuba:
“Se o Professor não tem
idoneidade moral para receber este benefício, também não tem para desenvolver
sua função/cargo no serviço público!...”
3.º) CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DOC. I, II,
III e IV
Já
está disponível o edital para o novo concurso público de Professores. Ocorre
que, mais uma vez, os cargos de Professores Doc. I, ll, lll e lV, estão como
SUBSTITUTOS.
Já
questionamos o Samir e ele tentou nos convencer que esta ação é correta. Não
aceitamos!...
Precisamos
elaborar documento e acionar a nossa Advogada.
Também
é relevante lembrar que:
-
Quem está gerenciando as inscrições desse novo concurso é o Instituto Brio de
Comunicações (IBC). A Comissão Organizadora é composta por Núncio Lobo Costa,
César Alfredo Sander, Marcelino Marchesan (ambos subordinados ao Núncio) e o
Procurador Jurídico Sergio Henrique Dias.
Este
último já organizou um concurso cheio de polêmicas em 2005.
4.º) LEI 11.738/08 – 1/3 DA JORNADA
Graças
a Deus e aos nossos esforços junto a Secretária Rita, iniciamos o ano letivo
com 1/3 de jornada sem contato com aluno.
Esta
é uma grande vitória que já repercute por toda a região.
Muitos
Professores de outras redes tem nos parabenizado e perguntam como fizemos!...
Esta
é uma das pautas da atual GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SP. E é justamente
pelo descumprimento da LEI 11.738/08 EM SUA TOTALIDADE , que
milhares de Professores estão parados. O governo estadual, além de não
cumpri-la, baixou uma resolução que a distorce (Resolução 08/2011)
Portanto,
é sempre bom lembrar que, esta foi uma das maiores vitórias de nossa
categoria!...
Cabe a nós fiscalizarmos e
estar atentos. Uma vitória dessa magnitude deve ser bem aproveitada pelo
Professorado.
Antes da implementação desse
1/3, perguntava-se:
- Será que irão nos encher
de atividades/relatórios/capacitações?...
- Será que teremos autonomia
sobre este momento?...
- Será que sairemos ganhando
ou perdendo?...
Agora,
passados alguns meses dessa nova realidade, gostaríamos de ouvir dos
Professores RE’s, como este benefício esta sendo visto/sentido em sua
unidade?...
Os Professores entendem que
esta vitória foi construída por nós?...
5.º) FALTAS DA GREVE DE 2010
Já
entramos em contato com a nossa Advogada Renata Siqueiros. Ela já iniciou a
leitura de todo o material que enviamos. Após a conferência nos dirá se
precisamos anexar mais algum documento.
|
Indaiatuba
, 10 de abril de 2013.
Parecer acerca dos documentos apresentados
referente a greve dos professores municipais ocorrida no ano de 2010.
Deve-se consignar que não obtive êxito em
consultas para verificar se o antigo escritório ajuizou ações judiciais neste
sentido.
Analisando a documentação entregue pelo
Professor Edgard, foi possível verificar que constam nos registros as ausências
decorrentes da referida greve, haja vista que a mesma ocorreu em 2010 a data limite para
ajuizamento seria 2015.
Evidente que não vamos correr risco de ser
declarada a prescrição qüinqüenal ( perda do direito pelo não exercício do
mesmo), motivo que justifica o pedido abaixo.
Ainda neste sentido, estou a disposição
para estar presente nas reuniões periódicas que ocorrem nesta Subsede, desde
que solicitadas com antecedência.
Gostaria de esclarecer que a demanda nos
Municípios tem aumentado consideravelmente
, visto que sou responsável por várias Subsedes deste Sindicato há uma
grande demanda sendo que a legislação municipal depende de estudo
individualizado, o que acarreta mais tempo na análise das questões
apresentadas.
Sem mais
Renata
Soares de Siqueira
OAB/SP 271.080
6.º) PROFESORAS SUBSTITUTAS
Com
a implementação da redução de 1/3 (Lei 11.738/08), ficou estabelecido que as
Professoras Doc. l ao substituir o Doc. lll, ficariam desobrigadas em dar/lecionar
as matérias/aulas específicas de Artes, Ed. Física ou Filosofia. Pelo
entendimento que obtivemos em reuniões com a Secretária Rita, estas Professoras
preparariam, com o apoio das suas CUE’s, plano de aula dentro de suas
atribuições. Jamais entrariam no mérito de tentar ministrar aula específica sem
a devida formação.
Se
Doc. lll,... antes de faltar, deixar alguma atividade preparada/pronta
(desenho/pintura/texto/questões),... e esta atividade não exigir “habilidades
específicas”,... o Professor Doc. l, poderá aplicá-las aos alunos.
Se
algum Coordenador ou Gestor estiver “cobrando” dos Professores Doc. l, postura
e planejamento de Doc. lll, este está equivocado e deverá seguir/buscar
orientação e o que determina a lei.
Cada
Professor, salvo em caráter excepcional, só leciona segundo sua formação acadêmica!...
7.º) PROMOÇÃO/PROGRESSÃO
Segundo
as regras da Reestruturação de Cargos e Salários de 2010, a cada dois anos
intercalados, o Professor tem a possibilidade de mudar de função dentro do
cargo ou elevar seus ganhos/rendimentos por méritos.
Ocorre
que ainda há descrença nessa dinâmica e o Professor custa acreditar que isso
lhe trará benefícios.
Acompanhem
este depoimento:
...”Oi Edgar,
Eu gostaria de colocar em debate, novamente, o assunto da PROMOÇÃO.
Eu não gosto de cargos administrativos .... e acho que, assim como eu, tem mais professores que tem o mesmo perfil e não me sinto nem um pouco desmerecida por isso, pois cada pessoa é predestinada à ocupar um lugar nessa vida.
Adooooro dar aulas e não consigo ficar longe dos meus aluninhos que, quanto menores melhor...rsrrs....
Do jeito que está, só teremos promoção e uma melhora no salário se prestar concurso pra DUE, depois CUE, e assim por diante.
Perderemos ótimos professores e teremos coordenadores insatisfeitos infelizes e doentes, mas que precisam de melhores salário e o único jeito é sacrificar-se passando no concurso interno.
O contrário também acontecerá, pessoas que seriam ótimos em cargos administrativos, sendo péssimos em salas de aula prejudicando os alunos, mas que precisam cumprir os (não me lembro qtos anos...rsrsr) pra poder prestar o concurso pra coordenador.
Edgar, peço que fale em meu nome, pois em todo esse tempo, percebi que na hora de falar me enrolo um pouco...rsrrs......e pra ajudar estou com dor de garganta bem forte.
Um ótimo fim de semana!
Eu gostaria de colocar em debate, novamente, o assunto da PROMOÇÃO.
Eu não gosto de cargos administrativos .... e acho que, assim como eu, tem mais professores que tem o mesmo perfil e não me sinto nem um pouco desmerecida por isso, pois cada pessoa é predestinada à ocupar um lugar nessa vida.
Adooooro dar aulas e não consigo ficar longe dos meus aluninhos que, quanto menores melhor...rsrrs....
Do jeito que está, só teremos promoção e uma melhora no salário se prestar concurso pra DUE, depois CUE, e assim por diante.
Perderemos ótimos professores e teremos coordenadores insatisfeitos infelizes e doentes, mas que precisam de melhores salário e o único jeito é sacrificar-se passando no concurso interno.
O contrário também acontecerá, pessoas que seriam ótimos em cargos administrativos, sendo péssimos em salas de aula prejudicando os alunos, mas que precisam cumprir os (não me lembro qtos anos...rsrsr) pra poder prestar o concurso pra coordenador.
Edgar, peço que fale em meu nome, pois em todo esse tempo, percebi que na hora de falar me enrolo um pouco...rsrrs......e pra ajudar estou com dor de garganta bem forte.
Um ótimo fim de semana!
Já
está provado e sacramentado. Nós Professores, só teremos valorização através de
ampla conscientização e grande mobilização. A promoção e a progressão são para
poucos afortunados.
Precisamos
seguir o exemplo do Professorado de Campinas!... Se é época de DATA-BASE,...
prontidão!... Se não existir acordo,... braços cruzados por tempo
indeterminado.
Aumento
real,... cartão alimentação a auxílio transporte só virão com GREVE!!!...
8.º) CONVIVER E APRENDER
São
inúmeras as queixas dos Professores sobre este material:
1) Ed.... ela fez
esse doc...peço que de uma olhada e veja se os termos estão corretos, e se
precisa de alguma alteração....
Faça, caso
precisar e me devolva.
Pretendemos
protocolar na Prefeitura e na SEME. O que você acha??...Também já coloquei na
pauta da reunião do dia 25....
O Sérgio Mário
vem fazendo isso com a Doc I. Acredito que tem mais escolas fazendo. Nossa CUE
disse que é obrigatório. Não mostrou lei alguma, somente o regimento de 2010 e
nem havia a jornada de 1/3.
Será legal marcar
reunião com a advogada para maiores esclarecimentos?...
E outra no edital de 2010 e 2011 não especifica que doc I deverá elaborar aulas de doc. III.
Obs - Seria muito melhor as Doc I aprofundar estudos em LP e MAT que é nosso calcanhar de Aquiles,... o chifre do minotauro e a peruca de Ivon Cure!...
2) Nossas CUES estão reclamando que tiram elas em demasia da escola para reuniões ( as duas de uma só vez).
E outra no edital de 2010 e 2011 não especifica que doc I deverá elaborar aulas de doc. III.
Obs - Seria muito melhor as Doc I aprofundar estudos em LP e MAT que é nosso calcanhar de Aquiles,... o chifre do minotauro e a peruca de Ivon Cure!...
2) Nossas CUES estão reclamando que tiram elas em demasia da escola para reuniões ( as duas de uma só vez).
Deve-se rever
isso!... Ou chamam uma de cada vez ou se dimimuam estas reuniões!...
3) Os projetos continuam em demasia, e conseguiram complicar ainda mais (diário de bordo p/ 4° anos)!... Reclamação geral...
3) Os projetos continuam em demasia, e conseguiram complicar ainda mais (diário de bordo p/ 4° anos)!... Reclamação geral...
E ainda tem Prof°
que paga profissionais para fazer (livro virtual/projeto memória local).
4) O PIC!...
4) O PIC!...
A falta de
continuidade no 5° ano vai ser complicado. Uma vez que as crianças de 4° ano
estão revendo o conteúdo de 3° ano... Houve promessa que não haveria alunos
indisciplinados,... MENTIRAM!... A prof° já está pedindo arrego!... Tá falando
até em LS.... Deveriam consultar antes os Professores da casa para ver se irão
aceitar o tal PIC.
5) O mais grave!...
5) O mais grave!...
No AMDA 4° ano está
caindo conteúdo que nem é mesmo de 5° ano (já procurei em livros)!...
O termo paralelismo não é usado nem no “Conviver” e nem
mesmo nos livros do PNLD!... Idem ao descritor 16 de
matemática, não consta no CA do 4° ano e nem PNLD.
E todos os AMDAS (diagnóstico ou final) vem caindo....Vamos ter que tomar
providências juridicas, eu mesma já levei isso para a orientadora Edilene em
2011.
6) Desde o final do ano de 2012 os PCs da Nazareth estão pifados. Foi um moço arrumar igual o *@#??%** dele!... No outro dia já ferrou de novo!...
6) Desde o final do ano de 2012 os PCs da Nazareth estão pifados. Foi um moço arrumar igual o *@#??%** dele!... No outro dia já ferrou de novo!...
Estamos sem usar
a sala de informática, mas as exigências para usá-la continuam....e aí????
PS - já solicitamos um técnico, mas a resposta é que estão sem gente suficiente, devido aos problemas nos note books.(Ai meu pai!!!...)
PS - já solicitamos um técnico, mas a resposta é que estão sem gente suficiente, devido aos problemas nos note books.(Ai meu pai!!!...)
ISSO É EQUIPAR
DECAVE COM SOM E RODAS GAÚCHAS!...
7) Aula de leitura!...
É obrigatório,...
exemplo:
O aluno pega o
livro pra Levar para casa, mas tem que ter uma aula (50 mim) para ler na sala!...
A CUE me obrigou
colocar essa aula no planejamento!...Tem mais escolas fazendo isso?
Ou é só mais uma “pegação”
no pé das Professoras que já estão até as tampas de coisas pra fazer. Sem
contar que as crianças estão no 4°/5° anos, sem nem sequer ler fluentemente,
escrever um texto com coesão, coerência, estruturação, paragrafação, ortografia
correta, etc...
9.º) MERENDA ESCOLAR
Em nossa última reunião com a Secretária
Rita, foram citados alguns problemas sobre a merenda:
- CARDÁPIO
- ATRASOS NA ENTREGA
- VALOR NUTRICIONAL DAS PORÇÕES
Ela nos informou que podemos e devemos
relatar (por escrito), eventuais situações que possam ser problema.
10.º) MATEMA
Segundo relatos das Professoras da Pré
Escola, este material não contempla as metas estipuladas pela SEME. As
Professoras desejam que haja modificações no material.
11.º) AFRICANIDADE
Ainda sobre o “Conviver e Aprender” é
notório que este material didático não contemple a questão da Africanidade.
Alguns Professores(as) questionam o descumprimento da Lei 12.288 de 20/07/2010 (Estatuto
da Igualdade Racial), no que tange a educação básica em nosso município.
Os Professores são unânimes em afirmar
que, “não existe uma referência consistente sobre os negros” em nenhum dos
cinco cadernos.
Em outras palavras,... o que não está
escrito diz:
- Não temos preconceito, mas não lutamos
por igualdade!...
Estatuto da Igualdade Racial (Seção ll -
Art. 11)
Nos estabelecimentos de ensino
fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da
história geral da África e da história da população negra no Brasil, observando
o disposto na Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
AÇÃO CASEIRA:
Partiu de um Vereador do município, a
construção de uma ampla discussão sobre o “Dia da Consciência Negra”. Reuniões,
debates e palestras tem ocorrido em nossa cidade. Desses encontros surgiu um
Gibizinho que contextualiza algumas questões do negro em Indaiatuba.
O livreto/gibi/artesanal intitulado
“NUNTICUNTÔ,... VOTICUNTÁ!... HISTÓRIAS DO INDAIÁ,... foi escrito pelo Prof.º
Aparecido Messias Paula Leite de Barros e ilustrado pelo Prof.º Edgar Paulino
dos Santos. Este folhetim faz um resgate na memória local dos negros e dos
fatos que permeiam a vida dos indaiatubanos.
O livrinho esta sendo distribuído no
município e vem despertando interesse de crianças, jovens e adultos. Peço que dêem
uma lida e, se possível,... compartilhem com seus alunos.
12.º) CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E FUNDEB
Devemos pleitear, junto a Secretária
Rita, uma participação mais efetiva nas reuniões desses conselhos. Pois só
assim poderemos opinar sobre as prioridades nas aplicações dos recursos da
educação.
13.º) NOVOS RE’s
A APEOESP precisa estar presente em mais
escolas. Portanto necessitamos que os atuais RE’s, busquem contato com
Professores de outras unidades. Levem cópias de nossas reuniões para as Salas
de Professores.
Lembrando que para ser RE é necessário
ser sócio!...
Maiores informações:
http//:edbatepapo.blogspot.com
Sub Sede APEOESP 3894-6232
e a reunião com a Secretária vai acontecer ou já aconteceu?????
ResponderExcluirOLÁ GRITOS DE INDAIATUBA ..Hoje às 18H30 estaremos lá se deus quiser....abraços
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